O que é o Taekwondo

Classifique este item
(5 votos)

Taekwondo é uma arte marcial que tem a sua origem na Coreia do Sul.

Esta arte marcial ensina muito mais do que habilidades de combate físico, é na verdade uma modalidade muito completa com várias vertentes que permitem desenvolver diversos aspetos não só físicos como mentais.

Mas afinal o que quer dizer Taekwondo?

Vamos ver um pouco mais de perto o significado da palavra Taekwondo. Apesar de ser uma única palavra em coreano, podemos dividi-la em 3 partes:

  • Tae
  • Kwon
  • Do

Tae significa pé, perna ou pisar. Kwon significa punho ou e Do significa caminho ou disciplina. Juntando as três obtemos dois conceitos importantes.

O primeiro é que Taekwondo é a maneira correta de usar os pés e os punhos, ou mesmo todas as partes do corpo representadas pelos punhos e pés. O segundo é uma maneira de controlar/ acalmar "desentendimentos", conceito este que vem do Taekwon - colocar os punhos e os pés sobre controlo.

Deixando um pouco de lado a análise do significado da palavra em si, o Taekwondo é um exercício, uma arte de defesa pessoal, um Desporto mas sobretudo é um método educacional baseado em 5 Princípios:

  • Cortesia (Ye Ui): respeito, educação, simpatia;
  • Integridade (Yom Chi): honestidade;
  • Preserverança (In Nae): força de vontade, determinação, não desistir;
  • Autodomínio (Jahjeh): os nossos actos devem sempre ser ponderados;
  • Espírito Indomável (Baekjool): nunca devemos limitar o nosso conhecimento;

Mas porque Taekwondo?

Para alem de um desporto, de uma arte marcial, o Taekwondo é uma maneira de estar na vida. Uma modalidade sem limites, onde seja qual for a sua idade, seja qual for a sua origem, tenham mais ou menos aptidão para desporto encontrar sempre no Taekwondo um proposito para a pratica desta modalidade.

Com diversas modalidades que não são partes, mas sim um todo desta arte marcial coreana difícil é não querer experimentar todas elas:

  • Defesa Pessoal
  • Combate
  • Formas
  • Quebras
  • Demonstração
  • Manutenção

O Taekwondo tem na sua origem um conceito de arte marcial de defesa, e como tal são diversos os aspetos que podemos aprender na vertente de Defesa Pessoal. Desde aprender a defender se, a evitar confrontos, a controlar a forma como eventualmente se poderá defender, de forma a que nunca se ponha em risco.

Como desporto que é podemos praticar uma das modalidades olímpicas que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque e relevância nos últimos anos. Modalidade Olímpica desde o final dos anos 80, já sofreu enumeras evoluções, sendo hoje um desporto de combate bastante seguro. E com o auxilio das novas tecnologias ao dispor da modalidade, tem se tornado também num desporto cada vez mais limpo e privilegia a verdade desportiva.

Além dos Combates, o Taekwondo têm também uma outra vertente desportiva de competição: as Poomsae (Formas). Aqui o praticante tem seguir linhas de movimento pré definidas executando diversas técnicas de Taekwondo de punhos e pés contra um ou vários adversários imaginários.

Na mesma linha da competição de Poomsae, existe também a vertente de Freestyle. Aqui o praticante não tem linhas de movimento pré definidas para seguir, devendo executar técnicas de Taekwondo de punhos e pés contra um ou vários adversários imaginários, numa sequência livre. Nesta competição os atletas fazem se também acompanhar de uma música escolhida por eles, durante a execução do exercício.

Na vertente de quebras, os praticante treinam os seus corpos e mente para efetuar quebras em diferentes materiais, que vão desde madeiras a telhas. Não sendo geralmente uma vertente de competição é no entanto uma vertente muito popular nos praticantes de taekwondo, pois permite testar alguns dos nossos limites.

A vertente de demonstrações acaba por ser a intercepção das vertentes mencionadas anteriormente. Num registo mais artístico e com o intuído de entreter o público. Muito usado para promoção da modalidade.

A manutenção permite que qualquer pessoa de qualquer idade, possa praticar a modalidade, tirando partido de todos os ensinamentos que esta arte marcial tem para proporcionar. São explorados alguns aspectos das restantes vertentes e permite, tirando partido da base do taekwondo como arte marcial, proporcionar um equilíbrio e bem estar a quem pratica taekwondo apenas pelo gosto do desporto/arte marcial.

Mas não fique por aqui, venha experimentar a modalidade e por certo não se arrependerá. Na nossa página poderá encontrar diversas informações de onde praticar a modalidade na zona de Lisboa e arredores. De certeza que encontrará uma escola perto de si.